sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A Grande Festa da Culinária Árabe

A culinária árabe resulta da combinação de diversas cozinhas englobando o mundo árabe do Iraque ao Marrocos e incorporando as cozinhas indiana, libanesa, egípcia e turca.

Neste post faremos uma exposição genérica sobre a gastronomia árabe. Mais pra frente, indicaremos cardápios, pratos típicos e o que você não pode deixar de provar na sua viagem aos Emirados Árabes.

* Nas carnes, o cordeiro e o frango são os mais usados. Bife e carne de camelo também são utilizados em menor grau, assim como peixe nas áreas litorâneas.

* As especiarias são bem menos usadas do que na culinária indiana. Menta e tomilho (geralmente em uma combinação chamada za'atar) são amplamente utilizados. Gergelim, pó de curry, açafrão, cúrcuma, alho, cominho e canela também são típicos dos pratos da região.

* As bebidas quentes são as mais usadas, estando o café no topo da lista seguido pelo chá.

* O arroz é usado na maioria dos pratos da comida árabe. Trigo é a principal fonte dos pães, assim como sêmola e bulgur. Lentilhas, fava e grão-de-bico fazem parte de muitas receitas praticadas por lá.

* Vegetais como pepino, berinjela, abobrinha quiabo e cebola são os preferidos. Frutas, principalmente as cítricas, são muitas vezes usadas como tempero para as entradas. Oliva é parte da cozinha árabe, assim como tâmara, figo e romã.

*Os molhos mais populares incluem várias combinações de óleo de oliva, suco de limão, salsa, alho e tahine (pasta feita de sementes de gergelim). Laban, um iogurte ralo, é muitas vezes temperado com menta, cebola ou alho, e servido como molho para várias comidas da culinária árabe.

Notavelmente, muitas das mesmas especiarias usadas na comida árabe também são destaque da cozinha indiana. Isso é resultado do forte comércio entre árabes e indianos e do fato de muito imigrantes do sul da Ásia viverem em países do golfo árabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário