quarta-feira, 25 de março de 2009

A Variedade Gastronômica em Dubai


Dubai, como toda metrópole, possui restaurantes típicos de diversos países do mundo. Por lá, você encontra facilmente uma cantina italiana, um fast-food norte-americano, um restaurante japonês e outros.

A comida árabe mais fácil de ser encontrada em Dubai é da culinária libanesa, que tem como destaque a esfiha, o beirute e o tabule, bastante conhecidos e difundidos em Dubai. O emirado conta com bons restaurantes iranianos e indianos, que sempre atraem um grande público.

Se a comida típica do local no formato tradicional de refeição é difícil de encontrar, a opção pode ser procurar os souks e comprar os ingredientes de pratos locais e prepará-lo. Os próprios vendedores podem lhe informar como são feitas as delícias do local. Entretanto, os lanches dubaienses são mais fáceis de achar. Os cafés da região possuem cardápios de lanches feitos com produtos e carnes, como a do carneiro, típicas da culinária árabe. Só fique atento, pois a maioria destes locais não aceita cartões.

Carneiro assado ou frito é um dos pilares da alimentação nos países do Oriente Médio. O pão sírio, como conhecemos aqui, também não pode faltar.

Grãos como trigo, arroz, ervilha, lentilha e grão-de-bico são complementos sempre presentes, assim como legumes e verduras recheadas. Abobrinha, acelga, berinjela, repolho e folhas de videira são os mais apreciados. Já a esfiha remonta a séculos antes de Cristo, quando os fenícios que povoaram a região difundiram o costume de cobrir pães com carne e cebola.

Entre as especiarias, também em grande variedade, estão cravo-da-índia, cominho, noz-moscada, gengibre, semente de gergelim, cebola, alho e snubar. As sobremesas também são variadas e, geralmente, não levam ovos. A "phyllo", uma massa muito fina, envolve nozes, pistache, tâmara, figo, damasco e é aromatizada com água de rosas. Também pode ser regada com mel. A bebida típica é o árak, feita com anis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário